Aguarde, carregando...

PARATY CELEBRA SUCESSO DO CARNAVAL 2023

PARATY CELEBRA SUCESSO DO CARNAVAL 2023

13/03/2023 14h23 | 1356

Festa teve cinco dias de programação em vários bairros da cidade

A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, preparou várias surpresas para os dias de festividade do Carnaval 2023 e encantou moradores e turistas com a decoração nas ruas da cidade e a programação especial que aconteceu no Centro Histórico, Pantanal, Ilha das Cobras, Condado, Mangueira e Ribeirinho.

                                                                   

A festa fez sucesso com todas as idades e o público repercutiu de forma positiva o trabalho da Cultura na retomada das programações presenciais após o período de pandemia. Nas redes sociais as publicações em geral parabenizaram a equipe pela oportunidade de divulgar fotografias de acervos pessoais com registros de momentos históricos do carnaval paratiense, além da emoção da experiência de ser transportado para outro tempo, a "época dos desfiles na Avenida", como mencionado no post de Rosana Gonçalves.

A saudade de outros carnavais e o vínculo afetivo com as fotos embelezando lugares emblemáticos da cidade trouxe também a reverência a amigos e familiares que já não estão aqui, mas seguem eternizados na nostalgia da companhia que tanto faz falta.

Com o objetivo de salvaguarda das nossas memórias, criou-se um arquivo de histórias de vida. Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Cultura na criação da decoração no Carnaval 2023.

Matinês

A Praça da Matriz recebeu as crianças e suas famílias para se divertirem na Matinê Carnaval Caiçara, programação com oficinas lúdicas que têm como propósito promover o desenvolvimento cultural e habilidades artísticas de crianças e jovens. O programa “Brincando com Arte” foi conduzido por instrutores contratados pelo edital 001/2022, que atuam no município em ações da Secretaria de Cultura desde o ano de 2022. O público infantil também participou do programa “Brinca Comigo”, em edição especial na terça-feira de Carnaval. As tardes foram animadas pela música do DJ Seletor Z, além da apresentação do Carnaciranda e dos shows com Iandê Curumim e Carlos Kabelo Kids.

{name}

Em outros bairros a Matinê Para Ti teve a presença da Cia Turma em Cena. O grupo esteve na Quadra do Pantanal, Ilha das Cobras, Condado, Mangueira e Ribeirinho, convidando as pessoas a participarem das brincadeiras com circo-teatro, palhaçaria, acrobacias, mágicas, malabares, pernas de paus e música. Clique aqui e assista ao vídeo!

Cortejos

Nas ruas do Centro Histórico a multidão festejou o Carnaval nos cortejos animados que aconteceram de 17 a 21 de fevereiro de 2023. Na sexta-feira, 17, os secretários de Cultura Zé Sérgio Barros e Andréa Maseda, acompanhados de Gilmar Souza (Executiva de Governo) e Fabrício Soares (Esportes), oficializaram o início da festa na ausência do prefeito Vidal, que esteve em São Paulo prestigiando o desfile da Acadêmicos do Tatuapé. A cerimônia de entrega da chave e coroação do Rei Momo no portal instalado em frente à Praça do Chafariz foi seguida pelo cortejo com a Banda Santa Cecília no Centro Histórico. Fundada no ano de 1954, a banda está presente nas principais festas da cidade. Os Bonecos do Arrastão do Jabaquara fizeram companhia à Banda Santa Cecília nos cortejos que saíram da Casa da Música nas noites de sábado, segunda e terça-feira. Clique aqui e veja como foi a festa!

{name}

No Largo de Santa Rita a concentração para o cortejo com o Maracatu Tira o Mofo reuniu dezenas de pessoas na noite de domingo. A festa ao ritmo do maracatu foi uma bela homenagem ao movimento popular surgido em meados do século XVIII no estado de Pernambuco, que atualmente reúne música, dança e história ligadas às culturas africana, indígena e portuguesa.

A retomada do bloco Carnaciranda levou as tradições caiçaras para o Centro Histórico e após 10 anos voltou a festejar reunindo fazedores culturais, conselheiros e artistas de Paraty. O chapéu de palha e a ciranda nas pedras pé de moleque encantaram foliões que acompanharam os cortejos.


Bloco da Lama

A Praia do Jabaquara é palco do Bloco da Lama, destaque no Carnaval de Paraty. Desde o ano de 1986 o bloco convida as pessoas a entrarem no manguezal para se lambuzarem com a lama da Jabaquara. Rica em iodo e enxofre e composta de pó de pedra depositado no leito do mar, a lama chega a dois metros de profundidade em alguns pontos do final da praia e possui forte odor, característico do material natural em decomposição na superfície.

Conta-se que o Bloco da Lama nasceu quando dois amigos capturavam caranguejos artesanalmente no mangue da Jabaquara e passaram lama por todo o corpo para se protegerem de mosquitos, muriçocas e mutucas. Irreconhecíveis, os amigos inspiraram outras pessoas a mergulharem no mangue para celebrar o Carnaval desfilando com o corpo coberto de lama.  

{name} 

No sábado, 18 de fevereiro, a avenida à beira-mar viu mais uma vez o Bloco da Lama festejar! Enfeitadas com barba-de-velho, plantas, cipós e algas nos cabelos, empunhando ossos e pedaços de madeira e adornando as cabeças com ossadas de bois ou cação, as pessoas protagonizaram o cortejo primitivo gritando ''UGA, UGA, RÁ, RÁ'' durante o percurso. Seguindo o andor de bambu produzido com caveiras de boi e outros ornamentos, o público deixou a região próxima à Toca do Cassununga e percorreu ruas do bairro animando quem acompanhou a festa. 

Clique aqui e assista ao vídeo com os melhores momentos!

Entre evoluções, coreografias e representações teatrais, o espetáculo único no mundo respeita a lenda: quando não houver um espírito negativo sequer rondando a cidade, o bloco se despede. Antigamente o encerramento acontecia diante da Igreja da Matriz Nossa Senhora dos Remédios, de onde os participantes seguiam para um banho de água doce no Rio Pereque-Açú, ou de água salgada na Praia do Pontal.

Em 2023 a programação musical trouxe a música popular brasileira em ritmo de Carnaval na voz de Raphael Moreira e Moreira Junior. O Bloco da Lama foi coordenado pelos secretários Zé Sérgio Barros e Andréa Maseda e parte da equipe da Secretaria de Cultura de Paraty. Devido à instabilidade do clima, com previsão de fortes chuvas, neste ano o cortejo não seguiu até a Praia do Pontal.

Decoração

A decoração do Carnaval 2023 chamou a atenção dos moradores, turistas e da mídia, que destacou a beleza da iniciativa. Reverenciando saberes e expressões da cultura paratiense, elementos como o peixe, a peneira, os bonecões, as máscaras e uma seleção nostálgica de fotografias formaram o conjunto estético e decorativo que a Cultura levou para a Avenida Roberto Silveira e outras regiões da cidade.

{name}

O secretário Zé Sérgio Barros valoriza a diversidade dos saberes e fazeres tradicionais e ressalta que no Carnaval 2023 a decoração enalteceu ainda mais o patrimônio imaterial, presente nos elementos das comunidades tradicionais e no artesanato das cestarias de palha. “Nesse momento a gente une felicidade e alegria ao nosso patrimônio imaterial”, afirmou. “Além dos bonecões e das máscaras, escolhemos retratar toda a história do nosso carnaval divulgando o acervo fotográfico cedido por familiares e instituições, mostrando cenas com pessoas que marcaram a memória de Paraty e trazendo imagens tanto das nossas escolas de samba de antigamente, quanto dos blocos que permaneceram no carnaval”.

                                                                   

A Avenida Roberto Silveira ganhou uma exposição urbana com cerca de 140 registros históricos estampados em 80 wind banners que buscaram rememorar edições passadas e despertar o lado afetivo da população. Essa viagem no tempo foi celebrada nas redes sociais por promover a salvaguarda das memórias e conectar as novas gerações com a história das escolas de samba do passado: Vila de Paraty, União da Ilha, Unidos do Bandeirantes e Acadêmicos do Patitiba. As letras de composições conhecidas em Paraty estamparam as flâmulas que decoraram a cidade, deixando especialmente enfeitada a fachada do Cinema da Praça.

O artesanato local esteve representado nas 90 peneiras confeccionadas em taquara das comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas; nos 360 peixinhos feitos com taboa por artesãs e artesãos do Quilombo do Campinho; nas 30 máscaras grandes elaboradas pela Família Cananéia; nos bonecões e nas 80 máscaras pequenas produzidas e coloridas sob a coordenação do artista plástico João Paulo Alcântara em parceria com Leonardo Santos Silva, agentes culturais e crianças e jovens que participaram do “Programa Cultura e Educação nas Férias”, ação da Prefeitura de Paraty por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, que levou uma série de oficinas aos bairros do Condado, Pantanal, Ilha das Cobras, Mangueira, Ribeirinho e Barra Grande.

Na Rua da Lapa o portal dando as boas-vindas ao Carnaval virou cenário para poses e selfies. Elaborado por João Paulo Alcântara e Leonardo Santos Silva, a estrutura compôs o trabalho da dupla nesse Carnaval. “Nós ensinamos as técnicas para a equipe da Cultura, trabalhando a papietagem com um traço nosso, mas sempre homenageando a arte do Mestre Natalino Silva”, declarou João Paulo. Orgulhoso pelo reconhecimento recebido nas ruas e nas redes sociais, ele celebrou a oportunidade de expor a sua arte. “Expressa o que a gente sente”.

A técnica da papietagem foi utilizada na confecção das máscaras. O trabalho une papel machê, forma de barro e a cola de farinha de trigo. Para a estrutura de 10 personagens representados nos tradicionais bonecões, o artista visual Davi Cananéia trocou as bases de bambu por tubos de PVC reciclados e fibra de vidro, que junto ao papel machê e ao papelão proporcionam uma anatomia mais ousada e maleável. Davi conta que buscou inspiração nos bonecos do bloco Assombrosos do Morro. “As peças que eu criei com material reciclável ganharam uma cara mais pop”, contou. “Assim, eu tentei agradar aos jovens que gostam de mangá e anime”.

Cultura presente

Para o planejamento do Carnaval 2023 a Secretaria de Cultura realizou uma chamada para o mapeamento de blocos independentes atuantes no município, a fim de identificar esses blocos e expressões espontâneas de grupos que se reúnem durante o carnaval, sejam eles tradicionais ou mais recentes, para então definir a programação e ajudar na divulgação. Mais de 10 blocos levaram alegria e diversão para o público no Centro Histórico, na Jabaquara, no Caborê e na Praia do Pontal.

O legado do Carnaval deste ano está marcado nos itens da decoração que agora compõem o acervo da Cultura e podem ser levados para a ambientação de outros eventos e festas em Paraty. Na comemoração do aniversário da cidade o público mais uma vez se encantou com a beleza do artesanato e com a delicadeza das homenagens à arte paratiense fazendo a ambientação da Quadra da Matriz para o simbólico momento do corte do bolo após o Parabéns. Clique aqui e leia mais sobre a festa no dia 28 de fevereiro de 2023.

Texto: Débora Monteiro

Fotografia: Filipe Campos, Milton Batista e Nathã Lima

Revisão: Paula Fabricante, Matheus Ruffino e Milton Batista

VEJA TAMBÉM

Confira mais artigos relacionados a este.

SECRETARIA DE CULTURA CELEBRA ABERTURA DO CPDOC E AÇÕES DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PARATY

SECRETARIA DE CULTURA CELEBRA...

Categoria: Secretaria de Cultura

29/04/2023 12h22

Festa de inauguração na nova sede reúne comunidade e exposição 'Olhares do Território' é aberta ao...

Leia mais
FESTA DA PADROEIRA MISTURA CULTURA E TRADIÇÃO HÁ SÉCULOS

FESTA DA PADROEIRA MISTURA CULTURA...

Categoria: Secretaria de Cultura

14/09/2023 15h38

De 1 a 10 de setembro, celebração à Nossa Senhora dos Remédios reuniu turistas e paratienses em shows de mais de 15...

Leia mais
DANÇAS TRADICIONAIS NA FESTA DO DIVINO

DANÇAS TRADICIONAIS NA FESTA DO...

Categoria: Secretaria de Cultura

26/05/2023 18h42

O pesquisador Diuner Mello escreve sobre as Danças Tradicionais apresentadas na Festa do Divino em Paraty

Leia mais