Aguarde, carregando...

MEGA GINCANA DO DIVINO

MEGA GINCANA DO DIVINO

21/05/2023 12h18 | 1064

Evento tradicional de Paraty comemora 21 anos reunindo famílias em prol da Campanha da Fraternidade

A Mega Gincana do Divino é considerada o maior movimento jovem de Paraty e nasceu na Festa do Divino em 2003 para apoiar as ações da Campanha da Fraternidade, realizada todos os anos pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O evento tem como principal objetivo a arrecadação de alimentos para doação, mobilizando a comunidade e fortalacendo a consciência cidadã de comunhão e solidariedade.

Em 2013 a Festa do Divino Espírito Santo de Paraty foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial no Livro de Registro das Celebrações do Instituto Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, tornando-se assim a primeira celebração do estado do Rio de Janeiro a receber tal inscrição e integrando um conjunto de 13 bens culturais em todo o país. Elcio Gonçalves, organizador da gincana, explica que a Mega Gincana também é Patrimônio Cultural Brasileiro, pois o Registro inclui o evento. "Nós da comissão organizadora somos todos voluntários e nos envolvemos intensamente ao longo de dois meses para preparar as provas recreativas, esportivas, culturais e solidárias". Para Elcio é emocionante ver a mobilização das pessoas nas equipes que "jogam" a gincana. "Todos se dedicam durante muito tempo e se comprometem com as nossas propostas".

{name}

A Festa do Divino é uma manifestação cultural religiosa de origem portuguesa difundida no Brasil no período da colonização. Em Paraty, a comemoração do Divino é considerada única por sua construção histórica, alcançando diversos espaços da cidade, público e privado; a Festa constrói uma própria territorialidade, que possui um papel importante na construção da identidade cultural da comunidade e na constituição de uma memória coletiva. A prática deste festejo é considerada uma tradição do lugar, arraigada ao modo de viver. É uma festa que possui profunda representação da tradição da nossa cidade, o que não limita a incorporação de aspectos dos novos tempos.

A Mega Gincana do Divino possui o título de Patrimônio Cultural do Município, por meio da Lei 2169/2018, e tem apoio da Prefeitura de Paraty e da Secretaria Executiva de Governo, por meio da Coordenadoria da Juventude, com apoio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Esporte, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Administração.

Abertura da Gincana

No dia 20 de maio de 2023 a Praça da Matriz, no Centro Histórico, recebeu mais de 2000 jovens para acompanhar a Abertura da Mega Gincana do Divino. Ao longo do dia foram realizadas as provas esportivas, provas de dança, enigmas e as famosas provas culturais. De noite a atração principal foi a apresentação da abertura oficial do evento, cumprindo o desafio proposto pela Organização: retratar a fome em seus aspectos gerais, com foco na realidade de Paraty, inspirando-se no Lema da Campanha da Fraternidade 2023 "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16).

{name}

Quatro equipes participam da gincana e disputam o prêmio com muito espírito esportivo. A equipe Os Urdinários tem hoje cerca de 500 integrantes e foi a primeira a mostrar sua performance na prova cultural "Tem Festa no Céu", que teve início no final da tarde e adentrou a noite levando música e atuações impecáveis em cenários improvisados com perfeição.

Nas performances os jovens homenagearam ídolos que faleceram recentemente e capricharam na caracterização dos artistas Jô Soares, Rita Lee, Gal Costa, Erasmo Carlos e Elza Soares. A segunda equipe a se apresentar foi a Feirinha: a caçula reúne cerca de 50 membros. Na sequência vieram a Avalanche, com cerca de 200 integrantes, e a equipe Kamikaze, que mobiliza cerca de 800 pessoas.

A educadora Priscila Lima marca presença na torcida e acredita que o mais bonito da gincana é reunir pessoas de zero a cem anos. "O envolvimento que essa grande confraternização promove na cidade é incrível, e o mais importante é a interação entre os jovens". Priscila acompanha a filha há 10 anos e veste a camisa da equipe Avalanche, vibrando com o sucesso nas provas. "Além de colaborarmos com a Campanha da Fraternidade, acompanhamos a socialização dos jovens e o empenho no treinamento para as provas esportivas, nos ensaios artísticos para as provas culturais, na realização das provas de raciocínio lógico, nas provas de gastronomia". As famílias se envolvem para dar apoio, e famílias tradicionais de Paraty colaboram para que as equipes cumpram cada etapa da brincadeira. "A gincana é uma disputa pedagógica que valoriza o espírito de equipe, nos ajudamos durante as provas, e faz a diferença na vida dos jovens contribuindo para o censo de fraternidade e comprometimento, ensinando a seguirem regras, a criarem juntos".

Amizade e legado

Filho do mestre Leônidas e pai do pequeno Arthur, que tem 7 anos de idade, Pedro Alcântara é um dos fundadores da equipe Kamikaze e sente-se orgulhoso por ver o entusiasmo das novas gerações com a gincana. "Eu sou caiçara do Rio dos Meros, hoje moro na Patitiba e sempre fiz parte do evento". Pedro faz questão de incentivar pois acredita que a oportunidade de conhecer pessoas e ter amizades é o principal. "Eu brincava nas provas e agora vejo meu filho brincando, estreando neste ano, fico muito feliz".

A artesã Silvana da Silva completou 60 anos de idade há pouco e também está envolvida com as provas pela primeira vez. Integrante do MAR (Mercado das Artes), ela foi convidada a jogar buraco e ganhar as provas de baralho pela equipe Feirinha. "No aniversário do MAR o menino que ofereceu a Oficina de Xadrez me pediu que ajudasse a equipe". Silvana vê a mobilização como imprescindível para ocupar os jovens, possibilitar que se conscentrem em uma atividade coletiva. "Mostra a importância da arte e da cultura na cidade, além de celebrar a religiosidade".

Rodrigo Castilho Freire, marinheiro caiçara da Patitiba, produz os cenários e alegorias para a equipe Os Urdinários. "Eu abro as portas da minha casa, que se transfora em um verdadeiro barracão de escola de samba". Rodrigo conta que participa da Mega Gincana desde a criação do evento. "Meu filho hoje tem 22 anos e ainda participa, minha filha de 8 anos está aqui conosco, e meu pai completou 65 anos e também colabora com a equipe". 

Veterana em diversos eventos de Paraty, Mary Cardoso Barros foi aplaudida de pé quando entrou na quadra como Garota de Ipanema, desafio de uma das provas de 2023. "Quando me trouxeram eu desfilei mostrando que precisamos estar prontos aos nos chamarem para fazer alguma coisa boa, a sociedade precisa estar atenta à juventude, os jovens precisam que mãe, pais e avós estejam juntos". A troca de conhecimento e experiências comprova que somos capazes de confraternizar. "O trabalho de solidariedade da gincana nos supreende porque é potente".

{name}

Cultura presente

Nas arquibancas as torcidas marcam presença e fazem a festa! A professora aposentada Maria de Lurdes, caiçara do Centro Histórico, conta que este foi o primeiro ano que ela conseguiu ver a gincana bem de perto. "Minha família toda participa e eu nunca consegui assistir as provas assim, de pertinho". Ao lado do palco ela acompanhou as apresentações de encerramento na noite de domingo, 21. "Todo mundo lá em casa é Kamikaze, só meu bisneto que agora é Urdinários". Aos 13 anos o menino decidiu acompanhar a mãe mudando de equipe. 

A dentista Álice Conceição sofre com o tema: ela é integrante da equipe Os Urdinários, enquanto o noivo participa da Kamikaze. "Tem hora que dá problema, a gente acaba discutindo, principalmente porque na hora das provas cada um quer ficar de um lado da quadra acompanhando a sua torcida". Nada que seja motido para desavenças. A brincadeira levada a sério diverte a família do casal. "Passamos as últimas semanas tentando descobrir os segredos das equipes, mas nem eu nem ele revela os preparativos para a gincana".

Na família de Isabella Princisval, caiçara do Penha, ninguém troca segredos sobre os ensaios. "Meu primo é de outra equipe e jamais me passa dicas". Ela acredita que a união dos jovens pelo bem da brincadeira sempre prevalece na Mega Gincana do Divino. "Fico feliz quando vejo as equipes maiores apoiando a gente".

A irmã de João Carlos é da equipe Kamikaze, mas no ano passado o jovem decidiu integrar a Feirinha. "Eu jogo basquete e nesse ano ficamos em segundo lugar". Orgulhoso pela conquista, João avalia que o mais importante da gincana é a diversão. "Escolhi a Feirinha porque eu quero ajudar a equipe mais fraca a vencer".

{name}

Na última prova cultural de 2023 o Carnaval foi destaque. Com o tema “100 anos da Portela e as Escolas de Samba de Paraty” como inspiração, integrantes da Avalanche, Feirinha, Os Urdinários e Kamikaze cumpriram o desafio proposto pela Comissão Organizadora do evento e levaram a folia para a Quadra da Matriz.

O Secretário de Cultura José Sérgio Barros celebra a 21ª edição da Mega Gincana do Divino e o sucesso do evento. "Nós temos o maior amor em apoiar esse movimento jovem que é considerado o maior movimento jovem de Paraty". O fortalecimento do trabalho como política pública é essencial para que a gincana possa se repetir e se perpetuar por gerações. "Nosso intuito é fortalecer cada vez mais esse trabalho de união, de fraternidade, comunhão e confraternização da comunidade como um todo, em especial do jovens, despertando neles o interesse cada vez maior por conhecerem mais sobre a nossa história e a nossa cultura".  

Troféu

Em 2023 a a equipe Os Urdinários foi a campeã da Mega Gincana do Divino. A Kamikaze ficou em 2° lugar no pódio, seguida pela Avalanche, 3ª colocada, e a equipe Feirinha, com o 4° lugar. 

Texto: Débora Monteiro

Fotografia: Filipe Campos

VEJA TAMBÉM

Confira mais artigos relacionados a este.

FESTIVAL DO CAMARÃO

FESTIVAL DO CAMARÃO

Categoria: Secretaria de Cultura

08/06/2023 19h08

Ilha do Araújo promove 30ª edição do evento que angaria fundos para a Festa de São Pedro e São Paulo

Leia mais
PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO ARTESANAL RECEBEM CERTIFICAÇÃO DA UERJ

PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE...

Categoria: Secretaria de Cultura

18/08/2023 22h53

Cerimônia teve a presença de autoridades e artesãs e artesãos de Paraty

Leia mais
41º FESTIVAL DA CACHAÇA, CULTURA E SABORES DE PARATY

41º FESTIVAL DA CACHAÇA, CULTURA E...

Categoria: Secretaria de Cultura

21/08/2023 18h12

Café CriAtividades e Programa de Produção Artesanal são destaques do evento

Leia mais