Aguarde, carregando...

FESTIVAL ALDIR BLANC

FESTIVAL ALDIR BLANC

08/07/2023 17h45 | 297

Programação reúne música e artes cênicas na Praça da Matriz e mostra audiovisual no Cinema da Praça

O Festival Aldir Blanc 2023 celebra a cultura e as artes, destacando a importância da Lei Aldir Blanc durante a pandemia: no ano de 2020 artistas receberam auxílio emergencial, espaços culturais foram subsidiados e projetos culturais foram financiados por meio da Lei. Além do recurso repassado pelo governo federal, a Prefeitura de Paraty suplementou 100% para que mais agentes, coletivos e espaços culturais fossem contemplados.

No dia 7 de julho de 2023, a programação da primeira noite do Festival Aldir Blanc fez a plateia dançar!

{name}

A abertura foi feita pelos artistas Nelião e Romero Martins, do Realidade Negra, grupo de rap do Quilombo do Campinho.

Seguindo outro gênero musical, Letícia Lener apresentou uma sequência intimista de clássicos da Bossa Nova acompanhada do baterista Márcio Pascale.

Rogério Fortunato e os Afrocaiçaras levaram repertório autoral para o público, mesclando reggae, rock e variações da black music.

Solo, Nelson Burgoz fez interpretações de hits da música popular brasileira.

O forró pé de serra do Trio Maria Aurora e o ‘samba dos amigos’, de Jorge e Edemiro, espantaram um pouco do frio da Praça da Matriz. Rafaela Marsico, do NAP (Núcleo de Apoio a Projetos Culturais), conduziu as apresentações.

Segundo dia

No sábado, 8 de julho, Rafaela Marsico teve a companhia de Nathan Freitas como mestre de cerimônia do Festival. A programação surpreendeu o público com apresentações de dança e roda de capoeira na Quadra da Matriz. No intervalo entre os primeiros shows, os jovens Kadu e Samyra mostraram suas performances de coreografias autorais ensaiadas com o grupo Urban Dance Paraty. Logo depois o Grupo de Estudos e Pesquisas da Capoeira convidou o público para participar da roda de capoeira com a participação do mestre Peixe-Cru.

A cantora e compositora Dani Lopez apresentou músicas brasileiras, latino-americanas e canções autorais na companhia da filha, Lígia Lopez, na flauta transversal.

Pesquisador do Carimbó e dos ritmos tradicionais da Amazônia, o músico Rodrigo Almeida subiu ao palco para um show intimista, com música e poesia!

Gener Pellegrini fez a terceira apresentação da noite. Conhecido como Ge, o músico estudou no Conservatório de Tatuí e desde criança toca piano, violão e percussão.

{name}

O set de Xan Lucato trouxe influências dos mares e dos continentes em sua pesquisa pelos ritmos musicais.

Para o encerramento, Zica Suê apresentou os single 'Abrem-se as Janelas' e 'Maria Bonita' e convidou o música Lucas Dutra para dividir o palco.

Domingo

O Festival Aldir Blanc é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, da Prefeitura de Paraty e Fundo Municipal de Cultura, através da Secretaria de Cultura de Paraty e Conselho Municipal de Políticas Culturais, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

Texto: Equipe SEMUC

Fotografias: Filipe Campos e Nathã Lima

VEJA TAMBÉM

Confira mais artigos relacionados a este.

PARATIENSE ALÍRIA MINORI É FINALISTA DO PROGRAMA 'CANTA COMIGO TEEN' DA RECORD

PARATIENSE ALÍRIA MINORI É...

Categoria: Secretaria de Cultura

15/09/2023 13h45

De Paraty para o mundo, a jovem de 15 anos conquistou os jurados com apresentações marcantes e chega à final do reality...

Leia mais
SECRETARIA DE CULTURA CELEBRA ABERTURA DO CPDOC E AÇÕES DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PARATY

SECRETARIA DE CULTURA CELEBRA...

Categoria: Secretaria de Cultura

29/04/2023 12h22

Festa de inauguração na nova sede reúne comunidade e exposição 'Olhares do Território' é aberta ao...

Leia mais
RETOMADA DO MINISTÉRIO DA CULTURA E MARGARETH MENEZES NA GESTÃO

RETOMADA DO MINISTÉRIO DA CULTURA...

Categoria: Secretaria de Cultura

14/12/2022 15h00

Eu falei Ministério da Cultura, eu falei Margareth Menezes!

Leia mais