Aguarde, carregando...
No dia 28 de fevereiro Paraty comemora 356 anos de emancipação político-administrativa e a Prefeitura, por meio das secretarias, preparou uma linda festa para celebrar a data.
A Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios tem missa a partir das 19 horas em homenagem ao aniversário da cidade. O público está convidado a acompanhar o tradicional corte do bolo na Praça da Matriz, às 21 horas, com apresentação da Banda Santa Cecília. Formada há 69 anos por jovens da Congregação Mariana de Paraty, na época sob a regência do Mestre Benedito das Flores, conhecido popularmente como Maestro Potinho, a Banda Santa Cecília está presente nas tradicionais festas paratienses e atualmente tem como sede a Casa da Música, no Centro Histórico.
O show da Ciranda Elétrica acontece às 22 horas na Quadra da Matriz. Criada no ano de 2005, a Ciranda Elétrica apresenta seu repertório de música caiçara com instrumentos de metais e percussão, sempre respeitando a tradição da velha guarda da ciranda e os grandes mestres cirandeiros de Paraty.
Artesanato
A decoração para as festividades em 2023 tem como tema o "Patrimônio Mundial e suas comunidades tradicionais caiçaras".
Desde o ano de 2019 a ambientação da Quadra da Matriz faz referência ao título de Patrimônio Mundial. Em 2023 a equipe da Secretaria de Cultura idealizou a cenografia e a criação do espaço montado para receber a comunidade no momento simbólico do corte do bolo. "Cada elemento traz a nossa homenagem às comunidades de Paraty", explica o secretário de cultura Zé Sérgio Barros. As peneiras de taquara trançada foram feitas por artesãs e artesãos do Quilombo do Campinho, de São Roque e de aldeias do município. "Temos como referência os balaios de pescado, as peneiras utilizadas na agricultura familiar, presente nas comunidades caiçaras".
Parte dos móbiles que enfeitam a estrutura montada tem plantas ornamentais que simbolizam a flora e a biodiversidade. Nas flâmulas estão trechos de músicas que falam sobre Paraty, letras de compositores locais. Os peixinhos de adorno representam o mar e foram elaborados no Quilombo do Campinho. O próprio bolo tem como inspiração a Praia do Corumbê. "Tudo foi pensado dentro de uma paleta de cores: a tonalidade crua expressa a natureza da matéria-prima do artesanato paratiense, enquanto o branco mostra a paz e o laranja é a cor tropical que remete à criatividade, inerente aos nossos detentores de saberes e fazeres tradicionais".
Gastronomia
Na comemoração deste ano a gastronomia ganha destaque nas iniciativas da Secretaria de Cultura.
As alunas do Programa CriAtividades, na companhia da instrutora e chef Luciana Müller, foram convidadas a preparar os doces que serão servidos gratuitamente para a comunidade. A produção teve a coordenação de Rosana Gonçalves e Davi França, e as receitas tradicionais da região prometem fazer sucesso: o manuê de bacia, o massapão, a cocada, o doce de leite e a paçoca de banana foram feitos com ingredientes da agricultura familiar de Paraty.
A Cultura agrade à Secretaria de Educação por ceder a cozinha da Escola Municipal Pé de Moleque, onde o grupo passou vários dias cozinhando essas delícias. Os agradecimentos estendem-se à comissão da Festa do Divino 2023, responsável por preparar o bolo de aniversário: pão de ló com recheio de doce de leite e ameixa e cobertura de chantilly. Festeiras e festeiros dedicaram-se a embalar 5 mil unidades do bolo distribuído gratuitamente na noite de festa.
Texto e fotografia: Débora Monteiro
Confira mais artigos relacionados a este.
04/07/2023 14h57
Comunidade acompanha bênção do anzol em procissão marítima até a Ilha do Araújo
Leia mais09/01/2023 10h18
Manifestação popular integra o patrimônio cultural imaterial de Paraty
Leia mais05/01/2023 11h32
Confira a programação e participe das atividades!
Leia mais