Aguarde, carregando...

60ª FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

60ª FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

04/07/2023 14h57 | 572

Comunidade acompanha bênção do anzol em procissão marítima até a Ilha do Araújo

No domingo, 2 de julho de 2023, a comunidade da Ilha do Araújo celebrou o encerramento da 60ª Festa de São Pedro e São Paulo. A programação teve início com a procissão que levou as imagens dos santos da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios até o Cais de Santa de Rita, onde as pessoas aguardavam o tradicional momento da procissão marítima. Neste ano mais de 50 embarcações acompanharam a liturgia pelas águas da Baía de Paraty.

A jovem Raquely Silva, caiçara da Ilha do Araújo, foi convidada pela segunda vez a guardar os anzóis, posto que foi por décadas de Dona Mariinha. “O meu avô era pescador e eu tenho muito orgulho de servir, é muito emocionante ver a participação das pessoas”. Feliz por concluir os passos para virar acólito, Raquely passaria a ser coroinha a partir das 18h30, fez questão de enfatizar. "Para mim hoje é um dia muito importante".

O jovem Eduardo Oliveira assistia à Festa da ilha, e pela primeira vez foi convocado a servir no barco. “Eu sou ministro na igreja e estou achando a experiência muito diferente, do mar enxergamos a tradição com outro olhar, em cada detalhe nos barcos enfeitados, no momento da bênção do anzol”.

Tio Bira é do Rio de Janeiro e participa da Festa há 10 anos, desde quando mudou-se para Paraty. Catequista e ministro na igreja, ele seguiu atento o movimento de religiosidade das pessoas. "Eu fico admirado de ver a fé dos pescadores e o quanto se mobilizam para manter as tradições, e percebo que as novas gerações também se envolvem para preservar a cultura". Da proa ele contava os barcos, as canoas, os jetskis, os caiaques, as escunas que seguiram lado a lado a embarcação "principal" da procissão. "Todo ano estamos protegidos pela fé e somos abençoados na pescaria, nas travessias, nas saídas para o mar, nas mudanças climáticas".

No meio do trajeto dois anzóis receberam as bênçãos e foram lançados ao mar pelas mãos do Padre Roberto. Para ele é essencial refletirmos a respeito da salvaguarda das tradições da Festa e da participação de pescadores. “Eu acho o momento da procissão muito bonito porque mostra um lado descontraído e alegre da fé, nossa alegria de ter Deus no coração, de seguirmos Jesus em todos os lugares, na terra, no mar”. Após desembarcarem, todos seguiram para a Missa Solene na Igreja de São Pedro e São Paulo.

{name}

Tradição

A Festa de São Pedro e São Paulo teve origem em 1963, quando moradores da Ilha do Araújo iniciaram a construção da igreja na comunidade. Há 60 anos a tradição é renovada, com destaque para a procissão marítima e a bênção do anzol no mar em intenção para que a pesca seja próspera durante todo o ano.

Maria de Jesus da Silva, pescadora aposentada pela Colônia de Pescadores da Ilha do Araújo, trabalha limpando o camarão servido nas barracas da Festa. Sorridente, conta que faz questão de colaborar com os preparativos e trabalha com alegria para ver a celebração. "Tenho muita fé".

A caiçara Bianca Paraty, atriz e professora de capoeira e barco a vela, foi criada na religião católica e desde pequena prestigia o evento. "A data envolve toda a comunidade e vai além da religiosidade, é a tradição caiçara da cultura do mar". 

{name}

Cultura presente

A caiçara Maria Eduarda Porto, arquiteta e urbanista, lembra que são mais de meio século de celebração e manter o legado dos antepassados é primordial. "Meu tios são pescadores assíduos na Festa, eram eles que traziam as imagens dos santos antigamente, tenho viva essa memória da minha infância". Acompanhada de amigos, ela foi de canoa havaiana até a Ilha do Araújo. "Pela primeira vez vim remando e tive outra perspectiva da Festa".

Durante a tarde o público acompanhou o show da Ciranda Elétrica e do grupo de samba da Ilha do Araújo. Em momento solene, a Câmara de Vereadores de Paraty concedeu Moção de Aplausos ao Sr. Fernando Pacheco Alcântara, presidente da Associação de Moradores da Ilha do Araújo, e ao Sr. Silvio Pacheco dos Santos, por seu trabalho na Secretaria de Pesca. O Prefeito Luciano Vidal também entregou à comunidade da Ilha do Araújo o Certificado de ilha mais bonita, resultado da eleição realizada pelo projeto '7 Maravilhas de Paraty'.

Também foram anunciados os vencedores do Concurso Barco Enfeitado:

1º lugar - Pérola Negra

2º lugar - Uanderson

3º lugar - Tainha

4º lugar - Xaréu

5º lugar - Foi Deus que me deu

{name}

 

A Festa de São Pedro e São Paulo tem apoio da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

Texto: Débora Monteiro
Fotografia: Filipe Campos

VEJA TAMBÉM

Confira mais artigos relacionados a este.

PROGRAMA CULTURA E EDUCAÇÃO TEM OFICINAS DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA PARA MONTAGEM DE ESPETÁCULO

PROGRAMA CULTURA E EDUCAÇÃO TEM...

Categoria: Secretaria de Cultura

08/05/2023 18h38

'Histórias & Memórias Paratienses' será criado com participantes das atividades

Leia mais
REDE CINE+ ABRE SALA MULTIUSO EM PARATY

REDE CINE+ ABRE SALA MULTIUSO EM...

Categoria: Secretaria de Cultura

16/06/2023 21h41

Inauguração do Cine+ reúne autoridades e comunidade em noite de festa!

Leia mais
PROGRAMA BRINCANDO COM ARTE NAS FÉRIAS

PROGRAMA BRINCANDO COM ARTE NAS...

Categoria: Secretaria de Cultura

19/01/2023 17h48

Oficinas, Núcleo de Apoio a Projetos e muito maiS

Leia mais