Miguel Ângelo Ferreira Junior

Miguel Ângelo é Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), antes disso mergulhou no mundo da Filosofia, estudando por cinco anos na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Entre 2014 e 2016, participou ativamente do Grupo PET/Conexões de Saberes da UNILA, explorando o fascinante tema “Trânsitos Culturais Fronteiriços: território, memória e poéticas audiovisuais”. Sua jornada profissional incluiu um período de 2012 a 2017 na TV RPC (Rede Paranaense de Comunicação), filiada da Rede Globo, onde atuou como Técnico II de operações/programação, um papel que certamente expandiu suas habilidades e conhecimentos.
Não parando por aí, se envolveu no mundo do Vjing e de Vjs, fazendo um curso sobre “Projeções em Grande Escala” no PTI (Parque Tecnológico Itaipu) na vibrante cidade da tríplice fronteira, Foz do Iguaçu. Em 2018, trouxe seu talento de observar para o Instituto Igarapé, contribuindo como pesquisador e articulador na implantação do “Observatório Paraty” do Programa Municipal “Pacto Pela Paz” da cidade de Paraty.
Além de todas essas experiências, ainda encontrou tempo para compartilhar sua paixão pelo cinema e audiovisual, ministrando oficinas pelo projeto Meu Rumo do Instituto Colibri. Essas oficinas, destinadas a alunos do ensino público e comunidades indígenas em Paraty, refletindo deste modo seu compromisso com a educação e a cultura, unindo pessoas de diferentes origens através da arte e da expressão audiovisual.
Linkedin: Miguel Ângelo

Vista Panorâmica de Paraty - RJ - Fotógrafo Miguel Ângelo
Nos últimos seis anos em Paraty, este cineasta tem se dedicado a uma ampla gama de funções: fotógrafo, diretor de fotografia, roteirista, VJ, editor, produtor e pesquisador. Sua trajetória no cinema começou capturando a vida diária de Paraty, nas áreas periféricas, nos passeios de escuna onde era fotógrafo e por último em suas participações como voluntário em algumas ONGs, que o levou a ensinar audiovisual para alunos de rede pública.
Um dos seus trabalhos significativos foi na fotografia Still do longa "Doutor Gama", dirigido por Jeferson De, filmado na cidade de Paraty. Ele também foi responsável pela captação, edição e finalização do curta “Entrelaços”, um projeto do Instituto Colibri, financiado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, que retrata as atividades lúdicas das comunidades quilombola, caiçara e indígena de Paraty, demonstrando sua habilidade em capturar a cultura local.
Durante a FLIP, atuou como VJ, projetando imagens no Polo sociocultural Sesc Paraty, no centro histórico da cidade. Também realizou entrevistas para as mesas principais da Flip e cobriu os eventos de 2022 e 2023 e no fim deste mesmo ano de 2023, produziu um curta em colaboração com Marcus Prado, chamado "Frâmes" com estreia marcada no Cinema da Praça para início de 2024..
Sua habilidade em fotografia o levou a contribuir para um livro sobre patrimônio cultural, e realizar diversos trabalhos nas mais varidas atividades culturais da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro produziu um curta em homenagem a Hermeto Pascoal para a Flauta Universal, com a participação do próprio músico no vídeo. Atualmente, ele trabalha de forma independente em projetos de audiovisual e fotografia pela empresa Arqué Produção Audiovisual, abrangendo eventos culturais como shows, peças de teatro, danças, exposições, oficinas, saraus, trabalhos etnográficos, entre outros. Tem um vasta experiência na área prestando serviços para diversas entidades, incluindo Paranoid, Globo Filmes, Centro Cultural Sesc Paraty, Sesc Brasil, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Casa da Cultura, Fundação Laço Rosa, Casa Azul, Prefeitura Municipal de Paraty e outras na região RJ-SP.

Equipe do Curta-Metragem "Frâmes" - Dirigido e roteirizado por Miguel Ângelo e Marcus Prado.


Still do curta de ficçao "Frâmes"


MAPPING REALIZADO NA FAXADA DO SESC SANTA RITA - PARATY - RJ


live realizada no 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial




Links: