Aguarde, carregando...
MESTRE - CIRANDA DE PARATY - CULTURA POPULAR - CAIÇARA - CIRANDEIRO - GRUPO DE CIRANDA - CULTURA VIVA - TRADIÇÃO - MÚSICALIDADE CAIÇARA

Nascido no Paraty-Mirim, filho de Benedita Alves da Silva e Arlindo do Espírito Santo, Vicente Luzia cresceu com os pés na terra e o coração nas tradições. Desde pequeno trabalhou na roça, plantando feijão, mandioca e outros cultivos com a família. Mais tarde, mudou-se para o Mamanguá, na Ponta do Carro, onde seguiu a vida simples e forte do povo do mar. Aos 14 anos passou a trabalhar embarcado, passando 15 anos na pesca, aprendendo com o mar a paciência e o ritmo da vida.
Foi nesse tempo que a música entrou de vez em seu destino após receber um cavaquinho e violão, presentado pelos tios Ondino e Ovídio, assim estava feita a ponte entre a tradição musical familiar, (pai mestre de folia, irmãos e tios tocadores em bailes) e a música cantada e pontiada por ele mesmo.
Na cidade, Vicente se tornou referência, levando seu talento e suas raízes a todos os cantos, fazendo parte de diversos grupos, sendo presença marcante como músico no Grupo Encima da Hora Atrasada, Cana Verde e Cana Verde Cultural.
O mestre é casado com dona Maria Celina Barros da Silva, caiçara que é também profunda conhecedora da ciranda, contribuindo em muito no repasse da cultura e tradição da musicalidade que sempre fez parte de sua vida.
Atualmente Vicente é mestre de ciranda do Grupo Nova Esperança, grupo que criou juntamente com jovens tocadores que ensaiam em sua casa na Ilha das Cobras.

Salve Mestre Vicente, mais que músico, um verdadeiro guardião da memória, da identidade e da alma de um povo caiçara de Paraty!
https://youtu.be/iAIYiK18VJo?feature=shared
https://www.instagram.com/reel/DKkFn7NRHdM/?igsh=c3d5MHc4aHdrM2E1
https://www.instagram.com/reel/DJnHF8AyKKM/?igsh=djFzdWdyaWVqdGt4
Confira mais parceiros relacionados a este.