Aguarde, carregando...

Vivian Faria

Vivian Faria atua como Contadora de Histórias desde 2007, quando participou  de sua primeira formação com o Mestre Acreano Francisco Gregório Filho, no Rio de Janeiro; e foi em 2010 que saiu oficialmente do corporativo para dedicar-se  exclusivamente à arte de contar histórias e à educação.

Revolucionada pelas palavras, mergulhou em pesquisas e foi formando-se e ao seu repertório, principalmente guiada pelo fascínio em encontrar semelhanças na estrutura simbólica de contos de diferentes partes do mundo, sua trajetória é marcada pelo poder transformador da oralidade e da literatura. 

Desde 2010, desenvolve projetos voltados para a contação de histórias, mediação de leitura e educação emocional, sempre buscando fortalecer vínculos, promover a empatia, abrir diálogos  e valorizar a cultura brasileira. Atuou como contadora de histórias em escolas do município do Rio de Janeiro e Bibliotecas comunitárias na Maré por 5 anos.

Participou de diversas formações com grandes mestres da arte de contar histórias como o grupo Tapete Contadores de Histórias, Ilana Pogrebinschi, Beyza Akyüz e Nazli Çevik na Turquia, Hassane Kassi Kouyaté  e Toumani Koyaté, djelis de Burkina Faso entre outros.

Morou por sete anos na Turquia, onde atuou e produziu eventos culturais, contação de histórias e mediação de leitura; coordenou o programa de Português como Língua de Herança (POLH) no projeto Mala de Herança em Istanbul, promovendo a conexão de crianças migrantes com suas raízes culturais por meio da literatura, contação de histórias  e da educação positiva; participou como contadora de histórias do 2.5 Festival internacional de Contadores de Histórias de Istanbul  (2.5 Uluslararası İstanbul Hikâye Anlatıcılığı Festivali)

É coautora do livro “Contoexpressao, o poder terapêutico dos contos", com um conto autoral e duas oficinas de mediação no seu capítulo.

Em Paraty, já participou de ações educativas em escolas de Paraty através do Programa Educativo da Flip Sementes, mediação de mesas literárias na Flipinha e experiencias formativas de educadores da rede pelo projeto Sementeira de Leitura.

É Pedagoga em formação pela PPL, Pós Graduada em Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira pelo IFRJ, Arte e Cultura pela UCAM e Psicologia Transpessoal.

203820382038

203820382038203820382038203820382038

VEJA TAMBÉM

Confira mais parceiros relacionados a este.