Aguarde, carregando...
Tayná Sotto Mayor de Sousa Pádua
Paratiense, jornalista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, pesquisa e escreve sobre personagens, narrativas e iniciativas do território, como a comunicação popular da Rádio Caiçara, comunidade tradicional da Praia do Sono, investigada em sua monografia e apresentada como artigo na XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, na Universidade Federal de Juiz de Fora, em 2017.
Atuou na comunicação da Casa da Cultura de Paraty, contribuindo na comunicação institucional, pesquisa para exposições de arte e apoio à produções audiovisuais, próxima à artistas, artesãos e comunidades tradicionais do município. Além de favorecer a experiência dos visitantes com os textos de abertura das mostras. Foi redatora de conteúdo na Associação Cairuçu, ONG de Educação Integral, e assistente de comunicação no Programa Educativo Flip, da Festa Literária Internacional de Paraty. Nos últimos anos, tem se dedicado a projetos sociais, ensinando técnicas jornalísticas para os jovens comunicarem o patrimônio cultural.
Em 2024, criou a primeira edição do jornal digital 'Conexão Paraty Mirim' com alunos de 8º e 9º ano da E.M. Paraty Mirim, através da Associação de Moradores do bairro em colaboração com a Secretaria de Educação de Paraty.

Pesquisa com alunos para elaboração do jornal digital Conexão Paraty Mirim

Lançamento de revista produzida com os jovens na Associação Cairuçu

Exposição da Casa da Cultura de Paraty: 'Retalhos que me habitam' do artista Teko Semente

Em campo: pesquisa, redação jornalística e cobertura de eventos

Em 2021, o projeto Jovem Comunicador, no qual atuou por quatro anos como educadora, recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Paraty pela relevância do trabalho realizado.
Confira mais parceiros relacionados a este.