Aguarde, carregando...
Wanderson Santos
Sua paixão pela fotografia surgiu da combinação socialmente
carregada dos clipes de rap com um acompanhamento suave mas não menos agressivo das fotografias de revisas de g raffiti com o qual ele cresceu. Após ser convidado pela artista plástica Natália Leal para aplicar uma oficina de Beatmaker pelo SESC Paraty, resolveu investir o cachê em sua primeira câmera (Nikon D5100) e daí por diante vem captando o cotidiano de crianças e jovens residentes nos bairros periféricos da cidade patrimônio da humanidade.
DOS FILHOS DESTE SOLO
A exposição apresenta registros de crianças e suas brincadeiras em bairros periféricos da cidade de Paraty e permitem ao público o contato com outras histórias da cidade, para além das conhecidas cenas dos cartões postais. O trabalho foi escolhido em processo de seleção do projeto Velotrol, que tem a proposta de dar visibilidade a jovens artistas.
OUTRAS MARÉS
É composta por fotografias de integrantes do coletivo Fotografia, Periferia e Memória, do Rio de Janeiro o qual Wanderson integra. Em comum, as duas mostras trazem em seu conceito a fotografia popular, que busca retratar favelas, comunidades periféricas e festas populares a partir de um olhar próximo e sensível. A exposição esteve em um dos maiores festivais de fotografia do mundo, o Rencontres d’Arles (Os encontros em Arles), na cidade de Arles, no sul França. O trabalho também teve passagem por espaços importantes para a fotografia popular como o Retrato Espaço Cultural e a Biblioteca de Manguinhos (FIOCRUZ).
LABMAIS
Wanderson também foi colaborador do projeto Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes. O compartilhamento de saberes e técnicas, possibilitou que os participantes se aventurassem na produção audiovisual coletiva “O Coração de Kaguy'ija um filme que mostra a cultura, costumes e, principalmente, a luta das comunidades tradicionais que resistem para defender os seus territórios.
Confira alguns cliques cheios de afeto do fotógrafo:
Sem Título, Condado, 2023.
Dia das Crianças, Condado, 2023.
Sem Título, Ribeirinho, 2023.
Cachotinho, Condado, 2023.
Confira mais parceiros relacionados a este.