Aguarde, carregando...
Gilmara Kíria é residente em Paraty desde 1995, no bairro da Graúna e Rio Pequeno. Casada e mãe de dois filhos paratiense, formada em Cinema pela Academia Internacional de Cinema de SP, em Computação pelo Claretiano e hoje cursando Produção de Cultural, tem uma paixão pela história e seu registro por meio da escrita e audiovisual, contribuindo para a preservação do conhecimento e da cultura local.
Na esfera cultural, coordenou diversos projetos enquanto trabalhava no terceiro setor na Associação Cairuçu, projetos de Fotografia, Vídeo, Revistas e Exposições de Fotografia. Destacam-se trabalhos como FurtaCor na Câmara dos Vereadores de Paraty, Corpus Puríssimos na Casa de Cultura de Paraty e no Metrô da Sé em SP, entre outros.
Na produção de vídeo, coordenou projetos notáveis, incluindo animações para o espetáculo Memórias da Trindade, o vídeo para o espetáculo Palmeira, minha Palmeira, e o mini documentário Sonhos, premiado na Mostra de Realizadores de Paraty.
Além disso, ela esteve envolvida na produção de eventos, participando de festivais como o Festival de Aves Paraty, Festival de Arte e Cultura Cairuçu, Festividades de Salvaguarda das Memórias da Comunidade do Rio Pequeno e, em 2023, da Flip – Educativo.
Também trabalhou na produção de aplicativos para eventos, colaborando com alunos em seis Festivais de Aves Paraty, promovendo uma experiência interativa para o público.
Atualmente, ela colabora com a Cia de Teatro Rosa Carmo Queiroz em projetos de editais e na Salvaguarda do saber das comunidades de Paraty Mirim e Rio Pequeno. Seu comprometimento com a preservação da história e cultura local é evidente em seu trabalho contínuo.
Compartilho aqui as duas últimas edições da Revista CEIC: https://cairucu.org.br/site/revista-ceic-n-5/
https://cairucu.org.br/site/revista-ceic-no-6/
Confira mais parceiros relacionados a este.