Aguarde, carregando...
Fátima Queiroz é carioca, atriz, bonequeira e contadora de histórias. Sua ligação com o Teatro começou em 1980, no Rio de Janeiro onde conduziu o Grupo de Teatro Cresca e Apareça até 1995.
Seu trabalho como atriz, figurinista, concepção e encenação de espetáculos foi reconhecido através de indicações para o Prêmio Mambembe, do Ministério da Cultura, Prêmio Coca Cola de Teatro Infantil e Prêmio Maria Mazzeti, da Rio Arte.

Em busca de novos ares, mudou-se para a Vila de Trindade onde deu início a criação da Companhia de Teatro Rosa Carmo Queiroz.
Ao longo de sua carreira, a Companhia produziu e encenou 7 espetáculos,
Em 2011, a Companhia recebeu o Prêmio Montagem Cênica da Secretaria de Estado de Cultura do RJ, o que possibilitou a primorosa produção do espetáculo “Memórias da Trindade

Pelo conjunto de seu trabalho, recebeu em 2013, o Premio Mazzaropi Culturas Populares, do Ministério da Cultura com a iniciativa “A cultura Caiçara no Teatro”.
Em 2014, a convite do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, em parceria com as comunidades tradicionais e com o patrocínio da Petrobras, encenou seu último espetáculo: "Palmeira, minha Palmeira”.
A inspiração para a criação do espetáculo “Paraty, no Tempo dos Imperadores”, veio a partir do convite feito pelo Sebrae Região Costa Verde à Companhia de Teatro, em setembro do ano passado, para integrar com um produto cultural, o Projeto Tour da Experiência “Caminhos do Brasil Imperial”.
Para contar a história da cidade de Paraty no tempo dos imperadores, a companhia realizou um intenso trabalho de pesquisa e entre as ilustres figuras que compõem a rica história da cidade, Dona Geralda Maria da Silva, foi a escolhida: religiosa, querida, bondosa e abolicionista. Nasceu no início do século XIX e viveu até quase o final dele, presenciando os vários ciclos da história da antiga Vila.
Paraty, No Tempo Dos Imperadores - 2018
A Companhia de Teatro Rosa Carmo Queiroz, fez parte da programação Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial, realizado pelo SEBRAE, sob gestão do Instituto Marca Brasil, na cidade de Paraty.
Vários empreendimentos da cidade receberam a certificação como produtos que representam a História e a Cultura de Paraty no período imperial.

Através das oficinas de bonecos, da contação de histórias e da apresentação de espetáculo, foi possivel levar a arte do teatro a comunidades tradicionais de Paraty.
Atualmente a Companhia Rosa Carmo Queiroz, vislumbra retomar suas atividades paralisadas pela pandemia e por outras adversidades. Busca seguir seu propósito de encenar suas histórias na certeza de que, por meio delas, está contribuindo para a preservação da memória de um povo e fazendo com que as novas gerações de trindadeiros, valorizem, preservem e se orgulhem de sua bela história.

Confira mais parceiros relacionados a este.