Aguarde, carregando...

































Sou chef e proprietária Restaurante Banana da Terra @restaurantebananadaterra.com.br em Paraty desde sua fundação, há 30 anos, bem como também sou responsável pelo Bufê Banana da Terra, e também chef e proprietária do Café Paraty @cafeparaty e responsável pelas famosas coxinhas da A Caiçarinha @caiçarinha, pequena lojinha de variedades e coxinhas.
Além dos empreendimentos e valorização de toda a rede da gastronomia local, ao longo dos anos desenvolvi diversos projetos sociais de forma voluntária na cidade. De 2003 a 2018 organizei a Folia Gastronômica de Paraty, um evento que promoveu o intercâmbio entre a gastronomia local e nacional, trouxe vários cursos profissionalizantes e de formação gastronômica, valorizou o que é de Paraty e abriu portas para o título da Unesco, de Cidade Criativa pela Gastronomia, recebido pelo município em novembro de 2018.
Além de outros projetos como o Mapa do Gosto que mapeou produtos e produtores locais e fez conexão com restaurantes e prefeitura; e um projeto revolucionário e premiado nacionalmente na merenda escolar, chamado Escola de Comer @escoladecomer; até um programa de capacitação de mulheres – Mulheres da Costeira @mulheresdacosteira - para atuarem como micro empreendedoras, entre outras iniciativas.
Para 2024 trago um novo projeto a ser lançado em breve: Caravana Gastronômica Paraty, uma proposta com dois eixos temáticos, sendo o primeiro de REGISTRO – com produtos como podcast, livro, vídeo e o segundo eixo, de MÍDIA, com a contratação de uma assessoria de mídia direcionada para a gastronomia local. Ainda como produto da Caravana haverá a fundação de um Instituto Gastronômico para abrigar diversas ações.
Acho que vale ressaltar aqui, que antes de iniciar minha carreira de cozinheira, chef e empresária, trabalhei como repórter de uma repetidora e geradora da TV Educativa em Paraty, a extinta Eco TV, e nesse veículo tive a oportunidade de conhecer todo município de Paraty, entrevistando pessoas e visitando comunidades. Depois também trabalhei como Assessora de Imprensa da Secretaria de Turismo e Cultura, fui também Diretora de Cultura e Secretária de Turismo, realizando diversos eventos culturais bem como organizei nesse cargo a formação do Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, órgão que até hoje atua na cidade. Colaborei com diversas publicações jornalísticas na década de 90 e início dos anos 2000. Em parceria com dois amigos fiz também um almanaque chamado O Paratii, com diversos registros da cultura local. 











Confira mais parceiros relacionados a este.